Coaching é uma metodologia eficiente de capacitação do ser humano, que o ajuda a evoluir em uma ou todas as áreas da vida.
Ajuda profissionais de todas as áreas a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para a vida pessoal, a empresa em que trabalha ou seu próprio negócio.
Esta abordagem de qualificação humana e profissional apoia indivíduos a maximizar resultados pela otimização de recursos técnicos e emocionais próprios.
Consultores são especialistas em áreas específicas e sempre apresentam projetos e respostas ao cliente.
Em contrapartida, coaches não têm planos prontos; seu único programa é ajudar o indivíduo a alcançar o que deseja. Embora os coaches também tenham especialidades, sua verdadeira competência é o processo de coaching.
A principal diferença entre os dois é que na consultoria o processo é de fora para dentro, diferente do coaching, em que isso ocorre de dentro para fora.
É ótimo ter alguém com experiência comprovada para mostrar o caminho das pedras e servir como modelo de vida, mas o coach não usa suas experiências pessoais como uma referência de sucesso.
O cliente é o especialista em sua própria vida. O coach é o especialista no processo de coaching e o auxilia mesmo sem ter conhecimento direto naquilo que o cliente vivencia.
As funções de um terapeuta envolvem ajudar pacientes a resolver problemas, superar dificuldades e, às vezes, controlar doenças mentais.
Os coaches não trabalham com doenças mentais nem gastam muito tempo com as dificuldades ou os problemas do cliente. Na verdade, eles não veem problemas, apenas oportunidades. Focam soluções. Não ficam presos ao passado nem tentam analisar comportamentos e trabalham o presente com foco no futuro.
O terapeuta geralmente ajuda o paciente a entender o “porquê” enquanto o coach ajuda o cliente a se concentrar no “como”.